Matricula:
Senha:
Orientações e normas gerais
ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS

Matutino: 6º ao 9º Ano Ensino Fundamental 

A entrada dos alunos deverá acontecer pelo portão principal, a partir das 6h45min. A partir deste horário, os alunos deverão aguardar o início da aula dentro da escola. Quando tocar o primeiro sinal, o professor deverá dirigir-se para a sala de aula. Ao tocar o segundo sinal, às 7h, os alunos deverão dirigir-se para as suas respectivas salas de aula, quando iniciarão as atividades. As aulas encerrarão às 11h30min. Durante cada mês letivo, os alunos participarão de uma oficina de artes à tarde, no horário de 13h50min às 17h30min, em datas estabelecidas e comunicadas pela Supervisão Pedagógica.

Vespertino: Educação Infantil e 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

A entrada dos alunos ocorrerá pelo portão principal, a partir das 12h30min. O sinal tocará às 13h, quando professores e alunos, após a formação da fila, deverão dirigir-se para as salas de aula para o início das atividades. As aulas encerrarão às 17h20min para a Educação Infantil e às 17h30min para as demais séries.

Atrasos/Saída/Faltas

1. O aluno que chegar após o horário de entrada deverá dirigir-se à Coordenação Disciplinar, devendo apresentar a agenda escolar para as devidas anotações. Após 3 (três) notificações, será mantido contato com o responsável pelo aluno, com o objetivo de esclarecer e resolver o problema. Qualquer aluno que, excepcionalmente, necessite chegar atrasado ou ausentar-se da escola fora dos horários normais, somente poderá faze-lo mediante solicitação por escrito do responsável na agenda, com visto da Coordenação Disciplinar, ou mediante a presença do responsável na escola. A tolerância para o ingresso em sala de aula COM ATRASO, na primeira aula, será de 15 minutos em ambos os turnos.

2. No caso do aluno faltar à aula por mais de 2 (dois) dias consecutivos, o mesmo deverá apresentar-se à Coordenação Disciplinar com justificativa dos pais e/ou responsáveis, por escrito, na agenda escolar, ou apresentar atestado médico. A partir do terceiro dia de ausência sem comunicado dos pais/responsáveis, a Coordenação Disciplinar fará contato com os mesmos.

3. As justificativas das faltas apresentadas poderão produzirão somente efeitos disciplinares, nunca a nulidade das faltas. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o aluno que não obtiver o mínimo de 75% da carga horária total anual de frequência, estará automaticamente reprovado, salvo se possuir ausência justificada por atestado médico.

4. O aluno que faltar à prova ou à qualquer outra avaliação, seu responsável deverá apresentar justificativa à Coordenação Pedagógica ou Coordenação Disciplinar no prazo de 24 horas após seu retorno às aulas. A autorização para a Segunda Chamada de Prova ficará a critério da escola e sujeita à cobrança de taxa.

Agenda escolar

Os alunos usarão uma Agenda Escolar, considerada meio de identificação do aluno como membro do corpo discente e como meio de articulação da escola com o responsável. A agenda, de uso OBRIGATÓRIO e diário, é modelo exclusivo da Escola Luterana, sendo adquirida somente na própria escola. As anotações serão registradas na Agenda Escolar, devendo ser observadas pelos pais/responsáveis diariamente. O Acompanhamento da vida estudantil através desta ferramenta é fundamental para a organização e qualidade do processo pedagógico em todos os níveis escolares.

Uniforme Escolar

O uso do uniforme escolar, de forma visível, é de uso OBRIGATÓRIO, devendo o aluno ingressar, permanecer e sair da escola vestindo-o, observando:
a) Para o alunos da Educação Infantil ao 9º Ano uniforme completo, sendo permitido, em dias de frio, o uso de calça jeans, moleton ou tactel azul marinho;
b) Não serão permitidas vestimentas inadequadas à um estabelecimento de ensino;
c) No caso de atividades escolares fora da escola, o modo de vestir-se será previamente combinado.

Fraudes em Provas ou Trabalhos

A fraude em trabalhos ou uso de meios ilícitos para resolução de provas (cola) não serão admitidos em hipótese alguma, pois  constituem prática moral e acarretam prejuízo da qualidade de aprendizagem do próprio aluno. O aluno que for surpreendido nesta prática será orientado e advertido de forma depredatória e o professor dará nota 0 (zero) no trabalho ou prova. O(s) responsável(eis) pelo aluno será(ão) informados e o caso será registrado em sua ficha individual. 

Danos/Estragos/Conduta

1. No caso de depredação de material, móveis ou imóveis pertencentes à escola, o(s) responsável(eis) pelo aluno causador do dano arcará(ão) com a despesa de reparação, podendo, ainda, ser aplicadas as medidas disciplinares que o caso exigir.

2. Não será permitido ao aluno:
a) em sala de aula e em todo o ambiente escolar, o consumo de chicletes, balas, guloseimas ou similares e o uso de brinquedos ou aparelhos eletrônicos.
b) utilizar corretivos (liquid paper ou similares) na escola. O uso deste material tem contribuído para a depredação das carteiras e móveis, além de alguns conterem elementos químicos nocivos à saúde.
c) de forma alguma,  fumar, utilizar qualquer tipo de droga ou bebidas alcoólicas na escola.
d) sair da aula, salvo com a devida autorização do professor. Para entrar em sala de aula fora dos horários normais, o aluno deverá apresentar justificativa, verbal ou por escrito, da Coordenação Disciplinar ao professor. 

3. Não será tolerado:
a) correr nas escadas e corredores. Esta atitude não é educada nem segura.
b) chamar colegas por meio de gritos, assovios ou apelidos pejorativos.
c) linguagem e/ou atitude abusiva ou ameaçadora com colegas, professores e demais colaboradores. A agressão, verbal e/ou física, será severamente punida.

4. Cooperar com o professor ou colaborador da escola quando for solicitado.

5. O sinal entre um aula e outra é para a troca de professores. O aluno deverá aguardar o professor dentro da sala de aula, no seu devido lugar.

6. Lembramos que todas as dependências da escola são de uso comunitário. Por isso, todos devem zelar pela limpeza, ordem  e conservação. Em todo o ambiente escolar existem cestos de lixos para serem usados devidamente.

7. A escola não ministrará qualquer medicamento ao aluno, por questões de segurança à sua saúde, sendo a família responsável por este procedimento. Assim, será permitido à Coordenação Disciplinar somente o acompanhamento da aplicação de medicamento específico, indicado ao aluno e enviado pela família, acompanhado de receituário e/ou autorização por escrito na agenda escolar, com assinatura do responsável. 

Xerox/Impressão

Para melhor planejamento e organização da rotina diária, o serviço de xerox e/ou impressão de trabalhos escolares na escola deve ser solicitado com antecedência na secretaria. 

Ações Disciplinares

As normas e ações disciplinares fazem parte do processo ensino-aprendizagem e contribuem para a obtenção dos objetivos de formação integral, pretendida pela Proposta Pedagógica da escola e pela Filosofia Luterana de educação. Por esta razão, o processo disciplinar será conduzido com toda a seriedade e amor, visando sempre o bem do aluno e o seu crescimento como pessoa.

Penalidades

As penalidades aplicadas aos alunos serão gradativas e cumulativas, observadas a ordem e a graduação expostas abaixo. em casos excepcionais, de acordo com a gravidade da falta e a critério da Direção, o aluno faltoso poderá ser punido sem que se observe a graduação usual das penalidades.

a) Advertência Verbal
b) Advertência por escrito
c) Suspensão das aulas (um, dois ou três dias)
d) Transferência

Normas/orientações para o Laboratório de Informática

Os recursos pedagógicos oferecidos pelo Laboratório de informática poderão ser utilizados pelos alunos somente com a presença do professor técnico e/ou professor de sala de aula. O serviço de pesquisa na Internet deverá ser feito no computador da biblioteca e o serviço de impressão deverá ser feito na secretaria.
na utilização dos recursos oferecidos pelo laboratório, o educando deverá:

a) zelar pelo patrimônio, evitando atitudes brutas no manuseio dos equipamentos. No caso de danos aos mesmos, o responsável pelo aluno causador dos danos arcará com as despesas de reparação, podendo, ainda, ser aplicadas as medidas disciplinares que o caso exigir;

b) Não fazer alterações nas configurações dos aplicativos e sistema operacional sem autorização do professor;

c) Não fazer download e não utilizar mídias sem autorização do professor, evitando a incidência de vírus;

d) Não acessar sites e/ou arquivos de conteúdo inadequado;

e) Não utilizar borracha no laboratório, pois os resíduos da mesma podem danificar os equipamentos.

Normas básicas de utilização do Laboratório Multidisciplinar
 
1. Não trabalhe sozinho no laboratório. Um colega, ao menos, sempre será uma ajuda ou testemunha em caso de acidente;
2. Use o avental para proteger a roupa;
3. Use sapato fechado (nunca sandálias);
4. Evite brincar no laboratório;
5. Não jogue material sólido na pia;
6. Observe a limpeza dos materiais antes de utilizá-los;
7. Lave bem as mãos ao sair do laboratório;
8. Consulte o professor quando tiver dúvidas e avise-o de qualquer acidente que ocorra, por menor que pareça;
9. O laboratório é de uso comum. Portanto, procure deixar o ambiente limpo após a aula;
10. Como no laboratório existem muitos materiais, equipamentos e trabalhos de diferentes componentes curriculares e turmas, não mexa nestes sem autorização do professor e/ou monitor.

Normas básicas para a utilização do Laboratório Multimídia

1. A utilização da sala/auditório multimídia pelos alunos será permitida somente com o acompanhamento de um professor;
2. Os alunos estão proibidos de manusear qualquer equipamento;
3. Zelar pelo ambiente, mantendo-o limpo e organizado.

Escolinhas de Esportes

Objetivos:
1. proporcionar o desenvolvimento físico saudável;
2. estimular a prática desportiva como formação integral;
3. desenvolver oportunidades e potencialidades  para habilidades e competências múltiplas;
4. potencializar princípios de socialização, competitividade, respeito, capacidade de superação e espírito de equipe.

Modalidades:
- Balé
- Ginástica Rítmica
- Basquete
- Capoeira
- Futsal
- Taekwondo

Obs.: Outras modalidades poderão ser ofertadas mediante interesse e disponibilidade.


ESCOLA LUTERANA

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