Prejeto Sustentabilidade

Por meio desse Projeto, a Escola Luterana atua de acordo com uma filosofia que prioriza o despertar da consciência crítica e mudanças do comportamento ambiental. Por isso, nossas ações e propostas pedagógicas, fundamentadas no Currículo Nacional, são direcionadas à atividades que valorizam o respeito ao meio ambiente, à biodiversidade e à promoção de conceitos de cidadania e sustentabilidade. Entendemos que esse movimento desperta em nossos alunos e familiares uma sensibilização ambiental, principalmente com relação à questões que envolvem resíduos e seus impactos no meio ambiente.

Por este motivo, temos como objetivo principal estimular nossos alunos a promoverem atitudes que gerem uma ressignificação de comportamento e consciência a respeito do meio ambiente e de como ter uma atitude sustentável, através de aulas ministradas desde o primeiro ano da Educação Infantil até o último ano do Ensino Fundamental, publicações de informações nas redes sociais e em murais internos da instituição, coleta seletiva, proposta de visitas pedagógicas, parceria firmada com empresas que prezam por esses valores, tais como a MARCA AMBIENTAL/BIOMARCA.

Uma de nossas ações mais pontuais e significativas nesse projeto é a coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem. Neste projeto, nossa escola serve de ponto de coleta, recebendo de alunos, familiares e comunidade do entorno óleo de cozinha usado, que é recolhido semanalmente pela empresa parceira – MARCA AMBIENTAL/BIOMARCA e empregado na fabricação de biocombustíveis, retirando, assim, parte de um dos principais poluentes do meio ambiente. Para nós, como instituição educacional, esta é uma questão de extrema relevância, considerando que um litro de óleo descartado nos esgotos pode contaminar até 10 mil litros de água.